A postura tem como função sustentar e manter o corpo leve, funcional e harmônico. O excesso de tarefas e o uso constante de posturas inadequadas, geram tensões e ansiedades acarretando, além de uma queda na produção e cansaço crônico, repesamentos musculares mais facilmente observados em regiões como ombro, pescoço e costas, gerando sensações de peso e dores.
Um corpo fora de seu eixo está mais propenso a desencadear inúmeras patologias, dentre elas: hérnia de disco, dores musculares, problemas osteoarticulares, tendinites (DORT), cefaléias/enxaqueca, entre outras.
A RPG atua, tanto na musculatura, alongando e desenvolvendo força e flexibilidade, quanto na parte articular, responsável pela sustentação e bom funcionamento de todo os nossos movimentos, sendo seu principal objetivo o de reequilibrar o corpo como um todo.
Objetivos terapêuticos – Preservar a auto-identidade e o contato com a realidade; propor formas de alívio da ansiedade, uso construtivo do tempo, elaboração de conflitos internos e melhoria das relações interpessoais.

A Terapia Ocupacional, em Saúde Mental e Psiquiatria, tem, como forma de tratamento, a atividade orientada, visando capacitar o indivíduo para sua funcionalidade máxima e possibilita a independência e a integração, no contexto familiar.